Para que serve o e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma das estratégias inseridas no marketing digital para dar mais visibilidade para uma marca. Entre as funções do e-mail marketing, podem ser observadas as seguintes:

• Alcançar clientes em potencial de maneira rápida e precisa;
• Apresentar lançamentos, promoções e produtos/serviços que são o destaque da organização;
• Atrair o consumidor para navegar no website do empreendimento;
• Passar uma informação sem perder a identidade visual da empresa;
• Torna o contato B2B (business to business) mais fácil, já que permite que exista uma comunicação profissional e amigável ao mesmo tempo;

E outras mais.

Como utilizar o e-mail marketing?

Há diversas particularidades que devem ser levadas em consideração na construção de um e-mail marketing de sucesso, como:

Big Idea

O Big Idea é um conceito relacionado com a ideia central de um projeto, a qual é transmitida por meio de títulos, parágrafos, frases e assim por diante. Essa ideia tem que ter apenas um objetivo e seguir a mesma linha de raciocínio no e-mail marketing como um todo. Ainda, precisa ser passada ao destinatário de forma simples e eficaz.

CTA

O CTA (calltoaction) força o consumidor aclicar em um botão para fazer o download de um material, se inscrever nas redes sociais ou ser redirecionado para o site da empresa, por exemplo. Os procedimentos impostos via CTA têm o intuito de serem chamativos e estarem em lugares propícios, pois são essas peculiaridades que fazem com que o usuário tenha vontade de realizar a ação proposta.

Gatilhos mentais

Os gatinhos mentais são baseados em recursos que ajudam o cliente a se conectar com a mensagem que a organização quer passar, fazendo com que ele tome a atitude desejada.
Existem diferentes de gatilhos mentais que coagem o consumidor a ter comportamentos assertivos para o empreendimento, tais como:

• Escassez: quando a quantidade de produtos em oferta é baixa, o visitante tende a adquiri-lo para não perder a oportunidade;
• Novidade: tudo o que é novidade no mercado chama a atenção e instiga a pessoa a querer aquilo;
• Prova social: os destinatários gostam de ver a opinião de pessoas que aprovaram a logística de entrega e o prazo de recebimento, por exemplo.
• Recompensa: se houver um ganho por trás do e-mail marketing, como brindes e/ou descontos, mais chances do cliente acessar o conteúdo e efetuar a inscrição, a compra, etc.
• Urgência: o tempo limitado para a compra de determinado produto faz com que o usuário tenha uma atitude rápida para tê-lo;

Entre outros.

Headline

Pode-se considerar que o headline compõe 70% do e-mail. Sendo assim, a pessoa só vai abrir o e-mail marketing se o título chamar atenção. Levando isso em conta, aplicar palavras-chave é essencial e faz com que o usuário tenha o desejo de saber mais sobre o tema.

Também há a aposta em emojis, os quais têm a competência de humanizar a marca e criar a proximidade entre marca e cliente. Entretanto, os emojis não são recomendados para assuntos sérios, como críticas e reclamações.

Segmentação

É de extrema importância que a organização se concentre no público-alvo que quer atingir de acordo com os interesses que essas pessoas têm. O conteúdo precisa ser direcionado, gerando resultados positivos.

Dependendo do contexto, é mais proveitoso dividir a lista de transmissão para entregar o conteúdo correto para cada tipo de persona.

Por que acompanhar o trabalho do e-mail marketing?

Nada adianta produzir um conteúdo relevante para o e-mail marketing se a organização não estiver disposta a mensurar os retornos que ele está dando. A pesquisa de satisfação é um dos jeitos para entender o quão envolvido o usuário está com o empreendimento e como isso está impactando a relação entre as partes vinculadas.

Além disso, após construir uma lista de transmissão, o relacionamento com o público-alvo deve ser constante. Não é indicado enviar e-mails apenas para ofertar alguma coisa, ou seja, é conveniente lembrar do cliente no aniversário dele e em momentos festivos, como para desejar um bom fim de ano.

Em suma, é imprescindível acompanhar e interpretar os resultados que o e-mail marketing fornece, já que a partir deles é possível aprimorar a qualidade de cada material enviado.

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Data de publicação: 25/05/2021