SEO

O que é otimização de sites

SEO, a sigla em inglês, Search Engine Optimization, significa otimização para mecanismos de buscas e nada mais é do que o conjunto de estratégias que visam melhorar a performance de um website, melhorando a experiência do usuário e a fácil leitura pelos robôs dos buscadores.

Essas técnicas baseiam-se em critérios que os buscadores utilizam para rastrearem um website e, consequentemente, colocá-lo nas primeiras posições de suas buscas (Search).

Toda a otimização é feita pelas agências especializadas e seus respectivos profissionais para inserir os websites nas primeiras páginas e posições dos buscadores e, claro, no Google.

Como indexar um site na primeira página do Google?

O Google é um gigante quando nos referimos a busca. Assim, vamos nos basear nele para explicar como a indexação de um website é realizada.

O primeiro passo é pensar na quantidade de robôs que o Google tem, analisando sempre as funcionalidades de cada um. Neste caso, para colocar um site na primeira página, podemos citar alguns, como os spiders, crawlers, Googlebot e o algoritmo.

Os spiders e os crawlers são programas desenvolvidos pelo Google e têm como objetivo encontrar as páginas na internet, identificar os dados e leva-los para índice do Google.

Eles trabalham como coletadores, identificando links, textos, fotos e códigos.

Otimização de Sites

Assim que esses dados são inseridos no índice do Google, outros robôs entram em ação para fazer outras analises e, como em passo de mágica, começa uma organização que nós como usuários, nunca paramos para pensar ou nos perguntar como o Google trabalha e como ele retorna milhares, milhões ou bilhões de resultados em milésimos de segundos o termo que digitamos em seu campo de busca.

Como as spyders trabalham 24 hr, 7 dias por semana vasculhando a web atrás de conteúdos novos, seu amigo mais próximo é o Googlebot, esse recebe os links das spyders e os organiza, cataloga, identificando o que é este conteúdo, do que se trata, quais as palavras-chave estão contidas e qual idioma está.

Assim que identifica esses pontos ele armazena no Google de cada país.

Exemplo: o Googlebot identificou que o conteúdo se trata de válvulas para pneus e está em português brasileiro, esta página é automaticamente enviada para o google.com.br, mas se a página que ele analisou está em italiano, ele envia para o google.it, se a página estiver em francês, ela será enviada para google.fr e assim sucessivamente.

Os textos tem um papel muito importante, pois daqui que o Google começará a ver e dar relevância para o teu website através das palavras chave. Ter um website detalhado, com conteúdo de textos bem elaborados e interessante, desperta o interesse dos internautas e faz com que eles interajam mais com o seu website. Assim você ganha pontos, relevância com o Google, isso chamamos de, navegabilidade, carregamento de páginas e conversões.

Você sabia que ter uma página bonita, leve e com alta tecnologia faz com que ela carregue mais rápido? Nós da AIDA Agency nos preocupamos com isso na hora de construir seu website. Além disso nós planejamos a navegabilidade e a acessibilidade, criando condições apropriadas para os seus clientes, para que eles não percam o interesse nas informações, continuem interagindo e convertendo no website.

Com a SEO você tem muitos benefícios. Seu website é ranqueado nas primeiras páginas dos buscadores, entre eles o Google. Afinal quem não quer ter o seu website inserido no Google e ainda na primeira página? Você não pagará por clique. Suas informações estarão disponíveis para qualquer região, ou seja, na sua cidade, estado e país, até mesmo onde o Google estiver presente. Você se fortalecerá no seu mercado através de seus produtos, serviços e descobrirá novos mercados emergentes.

Otimização de Sites
Otimização de Sites

Mas como o Google encontra as páginas nos idiomas?

Simples, assim que ele encontra uma url, ele rastreia todo o conteúdo e os links existentes nessa página, mas como a maioria dos sites não possuem apenas uma página e todas as páginas são públicas, o Google entra em cada uma delas. Outra pergunta: “ok, mas meu site aponta os links apenas para os links inteiros dentro do meu próprio domínio, então, como ele encontrou o meu e os outros?

Google Search Console.

Há duas maneiras de o Google encontrar um website:

1 - Simplesmente publicar o website em uma hospedagem e ele encontrará sozinho e bem rápido.

2 – Criar em seu website um arquivo que chamamos de sitemap.xml e inseri-lo na fermenta do Google chamada – Google Search Console. Em poucas semanas seu website estará indexados no índice do Google.

Importância do conteúdo para o SEO

Como sabemos o Google possui o maior market share do planeta. De cada 100 pessoas que acessam a internet no mundo, 98 acessam o Google diariamente.

Com 92,7 bilhões de visitas/mês no mundo, o Google é líder e está no topo, atrás vem seu filho o YouTube, com 34,6 bilhões e fechando o Top 3, o Facebook tem 25,5 bilhões de visitas mensais.

Imagine agora teu site ranqueado em sua categoria principal na primeira página e nas primeiras posições desta primeira página. Agora imagine que seu website tem centenas de produtos cadastrados e cada produto deste receberá o nome de categoria e todas elas na primeira página do Google. Ufa! É muita oportunidade e muita visitação mensal que ele irá receber e, consequentemente, muitos, muitos leads para você vender e crescer em destaque no teu mercado e disparar a frente de seus concorrentes.

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Como ranquear meu site na primeira página do Google?

Estrutura de um site para SEO

Ao pesquisar qualquer palavra no Google, o mecanismo indica as 10 melhores na primeira página em questões de milésimos de segundos. E, como podemos observar, somente e literalmente os sites mais bem estruturados que estarão entre essas posições.

Também podemos citar que, em sua primeira página, o Google mostra os anúncios, que são aqueles links que aparecem no topo. Ao contrário do SEO, esses anúncios são feitos quando você cria uma campanha e paga por elas, forçando os robôs a inseri-los em determinada posição. Chamamos isso de Google ads

Mas, agora voltando para a otimização de site, precisamos mencionar quatro regras básicas para colocar e manter o website nos buscadores:

• HTML: mais do que interessante, otimizar os códigos-fonte de um website é fundamental; porque é aqui que o Google vai encontrar o conteúdo do teu website

• Layout: o desenvolvimento estratégico da interface faz parte da organização do site. É aqui que nós planejamos a estrutura, a arquitetura, os designer, as seções, as categorias, links, posições dos textos, imagens e ícones que iremos usar para deixar o teu website bem claro, explicativo, intuitivo para o seu usuário. Todo esse planejamento é fundamental para dar uma melhor performance para o teu website.

• Textos: para muitos e, talvez, para todos, são considerados “reis” no SEO. Portanto, precisamos considerar minunciosamente a revisão de cada um deles.

•URL’s: os links que constituem as páginas são denominados url`s e são por meio deles que o Google conhece e caracteriza um website. www.meusite.com.br/meus-produtos e todos os links que estiverem concatenados nesta estrutura são chamados de url`s O HTML, os textos e imagens, por exemplo, estarão associados dentro de uma url e precisam ser tecnicamente otimizados e simples ao mesmo tempo. Isso fará com que os robôs do Google investiguem e leiam com mais facilidade os dados que o website tem.

•Textos para SEO

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Textos detalhados, elaborados e que tragam algum tipo de informação relevante para o usuário da web são a chave para o sucesso de qualquer site. Eles são responsáveis por gerar interesse e fazer com que os internautas consumam cada vez mais aquele conteúdo.

A partir das palavras-chave, os textos são construídos e, posteriormente, você gera mais interesse e aumenta e experiência para o usuário. Assim, ficará mais fácil do Google compreender que vale à pena explorar o seu website e inseri-lo no ranqueamento.

Não se esqueça de que os textos são todas e quaisquer palavras que estão sendo expostas no site, seja por meio dos códigos, para que o Google tenha acesso, seja como forma de informar as pessoas sobre algum produto ou alguma promoção, exemplificativamente, fazendo com que que o usuário veja e identifique-se com aquilo.

Dentro desses textos, temos alguns métodos que aperfeiçoam a relevância do site no Google, que são os links internos, os links externos e as imagens.

Um texto bem redigido com a quantidade certas de palavras-chave e as regras que usaremos, tanto para o usuário/leitor e os robôs do Google fará com ele tenha um ótimo desempenho no ranqueamento desta e de outras páginas que ela estiver relacionada.

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•Links internos para SEO

Em algum momento da sua vida você já acessou um site e percebeu que, dentro de uma página, haviam alguns links que te levavam para outros conteúdos dentro do próprio site. Esses links são conhecidos como crosslinks.

Os crosslinks servem para encaminhar os usuários a acompanharem mais sobre determinado assunto, mas, especialmente, para que Google encontre outras páginas internas relacionadas com o mesmo tema e constate uma classificação maior do website para o ranqueamento.

•Links Building para SEO

Por sua vez, os links Building, links externos são os hiperlinks apontados para outros sites que tenham relação com o seu. É muito comum fazer esse cruzamento quando o conteúdo possui informações governamentais ou em casos de parceria.

Igualmente nos links internos, o Google também analisa a relevância e qualidade dos links externos.

•Imagens otimizadas para SEO

As imagens compõem os textos e vice-versa. Elas são o apoio visual e também são usadas para informar alguma coisa.

O Google leva em consideração imagens com boa qualidade, porém, que não estejam pesadas para não atrapalhar a velocidade e o desempenho do seu website.

Os robôs que examinam essas e outras “regras” têm a missão de captá-las e levá-las ao índice dos buscadores, depois de todo esse processo, ainda esses links são avaliados pelo cérebro do Google, o algoritmo, é aqui que estes links passarão pelo teste final. O algoritmo fará a semântica, a identificação e o significado de cada conteúdo e dizer se estão nas regras certas para estarem no índice e o melhor, na primeira página da busca.

Vantagens do SEO

O fato é que o SEO tem muitos benefícios que vão muito além de ranquear o site nas primeiras páginas dos buscadores – que, cá entre nós, é uma vantagem e tanta, já que é muito difícil a pessoa não encontrar o que ela procura entre as primeiras opções. A alta tecnologia de uma página leve e esteticamente agradável geram mais acessibilidade ao internauta, dando condições apropriadas para que consumidores tenham as informações, interajam com elas e, é claro, que adquiram produtos e serviços da sua empresa.

Outras propriedades são que o site não paga por clique (quanto mais visitações, melhor), o conteúdo pode ser geolocalizado (ou seja, para qualquer região de uma cidade, um estado e um país) e, ainda, fortalece e descobre novos mercados emergentes por meio do que o website oferece.

Otimização de Sites
Otimização de Sites

As visitas, por sua vez, estão sujeitas a aumentarem gradativamente e naturalmente por meio de um termo pesquisado e que levem o usuário da web a acessarem o seu site. O SEO é capaz de aumentar a popularidade do website, identificando o conteúdo e aumentando a credibilidade do mesmo.

O controle desse tráfego pode ser feito pelo Google Analytics, que te mostrará quem está on-line, de onde essa pessoa está acessando o site, quantas visitas tiveram, quais páginas foram mais vistas por dia, semana, mês e ano e por quanto tempo os internautas passaram no website. Ainda, os relatórios indicam as taxas de rejeição e as metas de conversão, dando a oportunidade da empresa de planejar novas estratégias e ser mais assertivo nas próximas campanhas.

Tempo de indexação do site

Agora a pergunta que não quer calar: em quanto tempo seu site estará na primeira página do Google? Isso depende de diferentes fatores, como conteúdo relevante, tempo de domínio, índice de visitação, quantidade e qualidade dos links externos e internos e assim por diante.

Para sermos mais claros, não há um tempo exato para que seu site indexe no Google e, portanto, pode demorar entre 10 a 15 dias ou algumas semanas.

Após definirmos as etapas e as estratégias que serão aplicadas em cada uma delas, a indexação (nos sites novos) ou a reindexação (nos sites que já têm links no Google) começa a acontecer. É fato que o Google vai monitorar os dois casos da mesma maneira e entregar para os seus usuários os links que têm mais chances de atender as necessidades deles.

Coloque seu site nas primeiras posições do Google

Que todas as empresas querem o site na primeira página do Google nós sabemos, entretanto, precisamos ter a consciência que a tarefa de mantê-lo com conteúdos atualizados e relevantes, além de incluir novos conteúdos é feita por uma agência de marketing digital especializada nesse segmento. A AIDA Agency está pronta para ajudá-lo a voar mais alto.

Conosco, o seu site alcançará as primeiras posições dos mecanismos de busca, deixando o internauta sempre querendo saber sobre as novidades e o Google dando a credibilidade que o seu website merece. Lembre-se de que, se o usuário perder o interesse no seu site, o Google pode perceber que o conteúdo não é aquilo que o usuário procura e não apresentá-lo para outras pessoas.

 

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