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O Google Analytics é uma das ferramentas de monitoramento do Google, pela qual somos capazes de mapear o comportamento do usuário e, principalmente, torna possível monitorar quais as melhorias que o site precisa para estar sempre a frente dos concorrentes. Com o Google Analytics, temos a oportunidade de entender as características do público-alvo e, posteriormente, aplicar estratégias de Marketing Digital para potencializar os negócios.

O primeiro passo para ter acesso ao Google Analytics é criar um dashboard (painel) e configurá-lo com as opções que sejam relevantes para a sua empresa. É possível conectá-lo com outros produtos que o Google oferece, como o Ads e o Google Console.

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Se optar por uma conexão entre Google Analitycs e Ads, você poderá trabalhar com as ferramentas de Ads disponíveis atualmente, seja o Google Ads, o Instagram Ads, o Facebook Ads, o Youtube Ads e assim por diante. Feito isso, você terá acesso a uma infinidade de possibilidades para identificar as ações que o usuário têm ao navegar pelo seu site, mas não para por aí: com o painel configurado, você terá controle aos gráficos que a ferramenta fornece, que podem ser diários, semanais, mensais ou por períodos específicos.

Na página inicial do Google Analitycs, temos informações como quantos usuários visitaram seu site, quais páginas ele visitou, por quanto tempo ele navegou no site e a taxa de rejeição do site.

A taxa de rejeição refere-se aos usuários que entram no site, mas não navegam nele. Isso é extremamente relevante para que você entenda os motivos que levaram o usuário a deixarem o site e trabalhá-lo para que os visitantes possam interagir nos próximos acessos.

O dashboard também mostra os usuários que estão on-line no momento em que você está visualizando-o, além da página que está sendo visitada. O relatório permite saber as páginas mais acessadas e, consequentemente, os produtos mais buscados.

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Como identificar um usuário?


Uma das propriedades mais interessantes que o Google Analytics tem, é que ele permite que você saiba por onde esse usuário está vindo, tanto pela localização em tempo real, a cidade, o estado, o país e dos continentes, quanto pelo canal de tráfego que ele acessou para chegar no site. No que diz respeito ao tráfego, conseguimos visualizar se o usuário entrou no site por meio de tráfego orgânico, de campanhas patrocinadas ou, simplesmente, pelo canal de tráfego direto.

Ainda, a ferramenta possibilita investigar qual o tipo de sistema operacional e até o modelo do aparelho que está sendo utilizado para acessar o site, independentemente se for via mobile ou via desktop. Todas as páginas que o visitante entrou e qual a interação que ele teve no site também são analisadas, o que dá uma perspectiva no empresário de quais os pontos a serem desenvolvidos para que, cada vez mais, os usuários possam navegar por mais tempo e compreender como motivá-lo a uma taxa de conversão.

Taxa de conversão: o que é e qual a importância para seu site

Não existe uma dedução de como o usuário entrou em contato com a sua empresa, pois isso é feito por meio da análise de dados, como mencionado pelo Google Analytics. Todo projeto elaborado pela AIDA Agency tem o objetivo central em gerar conversões para a sua marca, que nada mais é do que quando o usuário está no seu site e transita pelas páginas com o intuito de conhecer mais sobre o que você tem a proporcionar, faz pesquisas no campo de busca, envia um e-mail, clica no botão do WhatsApp, liga para a organização mediante o telefone de contato e por qualquer outro tipo de canal de interação que tenha no seu site. Se a sua plataforma for um e-commerce, a conversão final é a compra de um ou mais produtos realizada diretamente pelo carrinho de compras disponibilizado pelo sistema do site.

Como mencionado, no e-commerce a intenção da empresa é de que o usuário tenha a vontade de comprar diretamente pela plataforma on-line, evitando que o consumidor necessite sair de casa para adquirir aquilo que precisa. No painel de Google Analitycs de e-commerce, você acessará os números relacionados com a receita - também conhecida como ticket médio e valor total das compras - que o empreendimento atingiu no período de tempo estipulado por você, da mesma maneira que verificará, com exatidão, os produtos que foram comprados para chegarem ao resultado apontado pela análise. Este é outro método para otimizar o seu tempo, já que a plataforma tem a capacidade de apresentá-lo tudo aquilo que você precisa saber, sem a necessidade de que as averiguações sejam feitas manualmente.

Da mesma forma que acontece em um no site convencional, a logística do painel é a mesma para o e-commerce. Ou seja, a empresa que vende on-line terá a flexibilidade para ajustá-lo de acordo com as necessidades: com a inserção de outras ferramentas para facilitar o mapeamento, além das informações em comum que os painéis têm, como a região de acesso de um usuário, o idioma dele, a idade, o gênero, quais as atividades que esse usuário faz em cada página que ele navega e por quanto tempo, quais os dias e os horários que os visitantes mais entram no site e assim sucessivamente.

E tem mais. Se uma ou mais mídias de Ads forem vinculadas com o seu painel no Google Analitycs, você será capaz de constatar as taxas de conversão de meta atribuídas e convertidas em cada página que os usuários acessaram durante o tempo determinado no relatório e o desempenho final das campanhas de tráfego pago.

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Posto todas as alternativas que o Google Analytics promove aos pequenos, médios e grandes sites e e-commerces, podemos concluir que a ferramenta é ideal para acompanhar o passo a passo de um usuário no site e como ele pode melhorar a curto prazo, deixando-o favorável aos clientes em potencial.

Para entender os relatórios do Google Analytics e poder trabalhar nas melhorias do seu site, conte com a AIDA Agency. Nós temos o apoio de um grupo seleto de profissionais experientes e qualificados para realizar minuciosamente a análise do seu site. Nele, os analistas configurarão o painel da sua empresa do zero, dando a ele os atributos que farão a diferença, positivamente, para que você alcance as conversões e as compras instantaneamente.

 

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